midiautoria
Midiautoria é um espaço para se falar sobre ser autor em uma sociedade midiatizada. Sentidos circulam nos/ por intermédio de diversos instrumentos tecnolingüísticos, constituindo efeitos de sentidos. Pensar, aqui, sobre as materialidades e suas potencialidades para um processo de autoria, que implica sempre heterogeneidade, acaba por nos colocar no movimento de ser autor.
Quem sou eu
- Nome: Ana Sílvia Abreu
Doutora em Educação e estudiosa na área de tecnologia, em uma perspectiva discursiva.
29.6.07
28.6.07
Saiu no Jornal da Unicamp
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2007/ju363pag11.html
26.6.07
IGF - Internet Governance Forum
A discussão sobre modelos de governança é essencial porque é a partir de determinada concepção do que vem a ser governança que ações se estabelecem.
Vou postar durante o evento.
25.6.07
Assinatura Convênio Unesco e continuamos os trabalhos
À tarde, continuamos participando das apresentações de trabalhos:
Fábio Bastos - responsável pela informática no Labeurb e alma do Projeto, como diz a Claudia - falou sobre a importância do registro e da circulação de sentidos e a diversidade de mídias.
A Claudia Wanderley - pesquisadora do Labeurb e coordenadora do Projeto - apresentou alguns fundamentos do Discurso Digital, na perspectiva da Análise do Discurso, traçando um histórico do surgimento do Projeto, a partir de seu Pós-Doc sobre esse tema, na França.
Não esqueci que o Isaías trouxe um programa gravado em sua universidade em Cabo Verde para ouvirmos, a Katia trouxe um vídeo sobre migração feito pelos portugueses, a Teresa tem ainda um filme pra vermos... e assim, chegamos ao último dia. Mas, há muito por vir...
Kátia, me manda as fotos deste dia?
Multilingüimusicais, como disse o João!
Virtual Educa e Multilingüismo
E estão envolvidos pelo multilingüismo
Multilingüismo no Mundo Digital - Continuando...
Os professores pesquisadores José Horta Nunes - Unesp, São José do Rio Preto; Monica Zoppi-Fontana - Unicamp (IEL) teceram considerações sobre seus projetos, trazendo idéias de atuação para o Projeto Multilingüismo.
No decorrer da tarde, os pesquisadores presentes discutiram modos de encaminhar as diversas idéias de projetos, sendo a idéia de criar programas de rádio fortalecida por todos, especialmente pela Teresa Cândolo, pesquisadora e locutora.
Marcadores: diversidade cultural, Internet, rádio
18.6.07
I Encontro Internacional Multilingüismo no Mundo Digital
Marcadores: digital, Labeurb, Língua Portuguesa, multilingüismo
17.6.07
Multilingüismo no mundo digital
Marcadores: Internet, Língua Portuguesa, multilingüismo
11.6.07
Açoes do Conselho da Europa
7.6.07
Internet e Democracia
"This House believes that the Internet is the greatest force for democratisation in the World".
O resultado na votação final do debate, respondendo à questão se a Internet é a maior força para democratização no mundo, foi: sim = 90; não = 108.
No blog de Tobias Escher, há importantes trechos da entrevista e fotos.
De minha parte, acredito que a Internet oferece espaço para posicionamentos, defesa de idéias, práticas importantes na construção da democracia. Entretanto, não me parece ser a maior força para a democratização do mundo, até porque o acesso à Internet e o número de línguas representadas na Web ainda são pequenos. Outro aspecto a considerar é que a Internet, embora pareça receber a todos, sofre um controle de diversas instâncias, questão que vem sendo discutida no Internet Governance Forum.
Paris Wi-Fi
Seria ótimo se empresas brasileiras investissem mais no espaço público brasileiro...
Marcadores: acesso, espaço urbano, wi-fi
5.6.07
Redes sem fio e cidade
A implementação de redes sem fio em grandes espaços urbanos é uma tendência mundial e é considerada por especialistas em urbanismo e comunicação um passo importantíssimo para a adaptação da economia e cultura das cidades ao novo paradigma tecnológico".
Vi essa informação no Carnet de notes e li a notícia completa no NovasM,NMídias
Eu diria que a possibilidade de fazer sentidos circularem a partir de espaços públicos acaba por significá-los (espaços e sentidos) de maneiras novas. No mínimo, poderia dizer que escrever um e-mail em um ônibus, como se pode fazer na baía de São Francisco (Califórnia), não dá na mesma que escrever entre quatro paredes.
3.6.07
Ordem da política, ordem da técnica?
Marcadores: IGF, políticas públicas, técnica
Ciberpesquisa
Marcadores: cibercultura, cidade, digital