midiautoria

Midiautoria é um espaço para se falar sobre ser autor em uma sociedade midiatizada. Sentidos circulam nos/ por intermédio de diversos instrumentos tecnolingüísticos, constituindo efeitos de sentidos. Pensar, aqui, sobre as materialidades e suas potencialidades para um processo de autoria, que implica sempre heterogeneidade, acaba por nos colocar no movimento de ser autor.

Nome:

Doutora em Educação e estudiosa na área de tecnologia, em uma perspectiva discursiva.

7.6.07

Internet e Democracia

Pode-se ler e ouvir debate realizado pelo Oxford Internet Institute para discutir a afirmativa:

"This House believes that the Internet is the greatest force for democratisation in the World".

O resultado na votação final do debate, respondendo à questão se a Internet é a maior força para democratização no mundo, foi: sim = 90; não = 108.

No blog de Tobias Escher, há importantes trechos da entrevista e fotos.

De minha parte, acredito que a Internet oferece espaço para posicionamentos, defesa de idéias, práticas importantes na construção da democracia. Entretanto, não me parece ser a maior força para a democratização do mundo, até porque o acesso à Internet e o número de línguas representadas na Web ainda são pequenos. Outro aspecto a considerar é que a Internet, embora pareça receber a todos, sofre um controle de diversas instâncias, questão que vem sendo discutida no Internet Governance Forum.