midiautoria

Midiautoria é um espaço para se falar sobre ser autor em uma sociedade midiatizada. Sentidos circulam nos/ por intermédio de diversos instrumentos tecnolingüísticos, constituindo efeitos de sentidos. Pensar, aqui, sobre as materialidades e suas potencialidades para um processo de autoria, que implica sempre heterogeneidade, acaba por nos colocar no movimento de ser autor.

Nome:

Doutora em Educação e estudiosa na área de tecnologia, em uma perspectiva discursiva.

22.5.07

Liberdade de expressão e silêncio

Entendemos a liberdade de expressão como um direito. Quando sabemos que países impedem o acesso a determinados sites, vemos o controle da Internet se dando em seu sentido mais duro: o da censura. Salman (um dos integrantes da lista de discussão da coalizão dinâmica sobre Liberdade de Expressão) nos relata sobre um relatório denominado Silenced, desenvolvido por Privacy International and GreenNet Educational Trust, no qual há dados de que muitos países estão aumentando as restrições impostas quanto ao acesso e ao conteúdo na Internet. O governo da India baniu um fórum no Yahoo, por apresentar visões contrárias as suas; China e Arábia Saudita, em nome da segurança nacional, lançam mão da vigilância.
E Silenced me remete às palavras de Eni Orlandi:
"... a censura, vista aqui por nós não como um dado que tem sua sede na consciência que um indivíduo tem de um sentido(proibido), mas como um fato produzido pela história. Pensada através da noção de silêncio, como veremos, a própria noção de censura se alarga para compreender qualquer processo de silenciamento que limite o sujeito no percurso de sentidos. Mas mostra ao mesmo tempo a força corrosiva do silêncio que faz significar em outros lugares o que não 'vinga' em um lugar determinado. O sentido não pára, ele muda de caminho".
As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas,SP: Editora da Unicamp, 1997.

Marcadores: , , ,