midiautoria

Midiautoria é um espaço para se falar sobre ser autor em uma sociedade midiatizada. Sentidos circulam nos/ por intermédio de diversos instrumentos tecnolingüísticos, constituindo efeitos de sentidos. Pensar, aqui, sobre as materialidades e suas potencialidades para um processo de autoria, que implica sempre heterogeneidade, acaba por nos colocar no movimento de ser autor.

Nome:

Doutora em Educação e estudiosa na área de tecnologia, em uma perspectiva discursiva.

7.5.07

Papel e Som

É interessante a relação que se vem criando entre a publicação de um livro em papel e em áudio. Se antes somente após o livro nas livrarias, havia um lançamento no formato de audiobook, hoje livros são gravados em áudio e disponibilizados em podcasts, mesmo antes de prontos nas editoras. Pode-se ouvir gratuitamente fragmentos do livro, baixando-os no ipod, ou pode-se pagar e tê-lo na íntegra, sendo que a disponibilização em áudio favorece a venda do impresso.
Vemos um exemplo dessa prática em Book not Ready for Print? You Can Whip Up an Audiobook for a Podcast for Now , onde é relatada estratégia de publicação / divulgação de um livro com dicas de como escrever bem (a autora Fogarty edita um podcast chamado Grammar Girl). Embora eu não acredite que o processo de escrita seja meramente da ordem da técnica, sendo, portanto, livros assim, sem interesse, entendo que o procedimento adotado é atraente. Coloca em jogo a relação oralidade e escrita de maneira complementar, criando novas relações com a obra.
Gosto de ler L' étranger, ouvindo Camus.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Antes de mais nada, gostaria de dizer que amei revisitar o seu espaço, e encontrá-lo atualizado! Para mim sempre será um prazer poder compartilhar idéias com você, já que como já havia comentado, admiro muito o trabalho que vem desenvolvendo aqui no "Midiautoria".

Papel e Som - Pesquisei tais arquivos (livros em áudio) na internet, porém ainda não obtive nenhum resultado favorável, caso tenha algum site para sugerir-me, ficarei agradecida.

Bem, quanto ao trabalho sobre Publicidade (talvez este não seja o melhor meio para perguntar-lhe) estou com uma dúvida. Gostaria de saber se posso estar fazendo um quadro, com as características que notei (através de uma pesquisa que estou fazendo) nos diferentes tipos de propaganda. Será que é válido neste gênero, ou talvez desnecessário?

Mais uma vez, parabéns por ter retomado o blog. Deveria ter me avisado em sala de aula...
:D

Um abraço,
Simone.

1:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não sei se conhece o blog Por trás das Letras, mas o acho muito útil, caso se interesse, ai está o link:

http://www.portrasdasletras.com.br

Abraços,
Simone.

2:01 PM  

Postar um comentário

<< Home