midiautoria

Midiautoria é um espaço para se falar sobre ser autor em uma sociedade midiatizada. Sentidos circulam nos/ por intermédio de diversos instrumentos tecnolingüísticos, constituindo efeitos de sentidos. Pensar, aqui, sobre as materialidades e suas potencialidades para um processo de autoria, que implica sempre heterogeneidade, acaba por nos colocar no movimento de ser autor.

Nome:

Doutora em Educação e estudiosa na área de tecnologia, em uma perspectiva discursiva.

15.9.06

Internet e Políticas Públicas

Carlos Afonso, diretor de Planejamento da Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits), discute sobre as políticas públicas para a Internet mundial, em um artigo sobre os datagramas. Como ele explica " todas as informações que circulam na Internet são decompostas em pacotes de dados (os datagramas, ou 'packets'), que são enviados por um ou mais caminhos ao destino, onde são recompostos para formar o conjunto de dados original - uma mensagem, uma imagem, um documento, ou mesmo um fluxo de vídeo ou voz". O que está acontecendo é que determinadas operadoras instalam farejadores que conseguem bloquear pacotes de informações, minimizando, assim, a força da concorrência. Por exemplo, uma determinada empresa operadora bloqueia o tráfego em seus circuitos de datagramas correspondentes a chamadas telefônicas via Internet, provenientes de empresas concorrentes. O que temos, então, é uma interferência, uma censura no tráfego de conteúdo. Parece-me que é mais do que uma questão de legislação; é uma questão de ética. Não seria possível um mercado ético?
Confira o artigo em www.infoinclusao.org.br

2 Comments:

Blogger Fátima Franco said...

Oi, Ana:
Com tanta informação legal é o blog foi abandonado?
bjs

11:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Anaaaaaaaaa!! Please! Retome este blog já, eu amei, é bom ficar mais próximo de uma pessoa que admiro tanto e que espero que sempre esteja presente em minha vida (embora talvez não demonstre isso em sala de aula, talvez pela minha timidez).

Um abraço,
Simone Machado Magalhães.

10:38 PM  

Postar um comentário

<< Home