midiautoria

Midiautoria é um espaço para se falar sobre ser autor em uma sociedade midiatizada. Sentidos circulam nos/ por intermédio de diversos instrumentos tecnolingüísticos, constituindo efeitos de sentidos. Pensar, aqui, sobre as materialidades e suas potencialidades para um processo de autoria, que implica sempre heterogeneidade, acaba por nos colocar no movimento de ser autor.

Nome:

Doutora em Educação e estudiosa na área de tecnologia, em uma perspectiva discursiva.

3.9.06

Blog e Autoria

Saiu, hoje, na Folha de S. Paulo, notícia de que o blog Imprensa Marrom foi, em primeira instância, condenado a pagar R$3.500 por danos morais a João P. B. C. de Castro, por mensagem ofensiva postada nos Comentários, por um leitor anônimo. Entende a juíza Ana Paulo T. Carvalho que a responsabilidade é dos autores do blog, pois este, na visão dela, "ao disponibilizar espaço para divulgação democrática (termo utilizado na contestação) do conteúdo inserido por terceiros, assume o risco sobre as expressões ofensivas veiculadas" (F.S.P. Caderno Brasil, 03/09/06).
Os autores do blog já recorreram e explicam o caso no blog Imprensa Marrom. Lá, acabam sugerindo para todos os blogueiros que retirem a possibilidade de comentários de seus blogs, como eles fizeram pós-caso. Ou então que hospedemos nossos blogs em países com outra legislação. Há, é claro, como eles lembram, a possibilidade de moderar os comentários, mas eles consideram que mesmo assim, algo pode escapar e lá vem a ação...
A questão da autoria é que se coloca aqui. Entendo que os Comentários fazem parte do gênero blog e têm sua importância. Embora um gênero não seja estável, fixo, não vejo como saída simplesmente retirar essa possibilidade de troca de idéias. Acho que o foco deve ser outro. Por que há a possibilidade de enviar comentários de maneira anônima? Ser realmente autor de seus dizeres não implica se responsabilizar por eles? Cada um que se responsabilize por suas próprias palavras.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Esta punição pode ser apenas o começo de uma série de outras que virão a seguir.
É totalmente injusto que o dono de um blog assuma as consequências de um comentário. Se isso continuar o mais viável é não permitir mais comentários nos blogs.
Eu é que não pago pelo que os outros pensam. =/

I Love Ana Silvia S2

1:58 PM  
Blogger Ana Sílvia Abreu said...

Tenho resistência a moderar os comentários. Nas revistas, há os dizeres de que os artigos são de inteira responsabilidade dos autores.Eliminando a possibilidade dos anônimos e inserindo esses dizeres, minimizaria o problema. Não resolveria porque pode-se inventar uma identidade...

10:12 AM  
Anonymous Anônimo said...

Infelizmente muitos internautas fazem uso indevido de páginas, neste caso blogs. O problema está no caráter de cada um. Atualmente tornou-se comum atos infantis e até mesmo criminosos nas páginas disponíveis na Internet, na minha opinião não há como controlar e punir a todos, pois, não são poucos os que não sabem fazer um bom proveito de uma tecnologia de/para informação.

Um abraço Ana Silvia

1:03 PM  

Postar um comentário

<< Home