midiautoria

Midiautoria é um espaço para se falar sobre ser autor em uma sociedade midiatizada. Sentidos circulam nos/ por intermédio de diversos instrumentos tecnolingüísticos, constituindo efeitos de sentidos. Pensar, aqui, sobre as materialidades e suas potencialidades para um processo de autoria, que implica sempre heterogeneidade, acaba por nos colocar no movimento de ser autor.

Nome:

Doutora em Educação e estudiosa na área de tecnologia, em uma perspectiva discursiva.

9.9.06

blog e fotolog - identidade e presença

Está acontecendo o Intercom em Brasília. Achei bastante interessante o foco da pesquisa desenvolvida por Francisco Slade Fernandes (UFRJ) sobre blog e fotolog. O título é Bancos de si: afetos, tédio e dor nos dispostivos de auto-documentação na rede.
"Resumo: O que exatamente oferecem um blog e um fotolog aos seus usuários? A possibilidade de tais dispositivos de exposição e narração traz muitas promessas; mesmo de uma existência ou de uma permanência quase imediatas num outro meio. Mas quais as implicações desse mecanismo e que forças agem em seu funcionamento num momento em que a relação do homem com memória e informação é, mais que nunca, mediada pela técnica? O que leva o homem desenvolver e o que são e como funcionam esses dispositivos de identidade e presença? São novas possibilidades que chegam, mas, também, novas lacunas. É o papel desses dispositivos, bem como seus desdobramentos, que esse estudo pretende investigar". www.intercom.org.br