midiautoria

Midiautoria é um espaço para se falar sobre ser autor em uma sociedade midiatizada. Sentidos circulam nos/ por intermédio de diversos instrumentos tecnolingüísticos, constituindo efeitos de sentidos. Pensar, aqui, sobre as materialidades e suas potencialidades para um processo de autoria, que implica sempre heterogeneidade, acaba por nos colocar no movimento de ser autor.

Nome:

Doutora em Educação e estudiosa na área de tecnologia, em uma perspectiva discursiva.

13.11.07

Iniciativas do CGI-Br Producao e Difusao Conteudo Digitais

Dr. Henrique Faulhaber: Comeca apresentando o CGI - Comite Gestor da Internet. Ha diversos grupos de trabalho que procuram investir os valores recebidos pelos registros dos dominios no desenvolvimento da Internet. Destaca o livro Indicadores da Internet Brasileira como um importante material para se conhecer a sociedade brasileira e sua relacao com o digital. A questao do trafego de conteudos: antigamente, para falar com alguem em SP, era preciso que os datagramams fossem a Miami e voltassem, hoje,nao. Ha tentativas de criacao de mecanismos e projetos de lei, procedimentos para o combate aos spam, bem como um trabalho de sua mensuracao. Essas sao atividades ligadas a infra-estrutura. O Projeto Conteudo vem para possibilitar a visibilidade de conteudos de instituicoes que nao tenham condicoes fisicas para faze-lo, modificando, assim,a pouca quantidade de conteudos em LP, tb em multimidia, de diversos objetos em LP.
Destaca as principais atribuicoes do CGI. A questao dos conteudos esta bem dentro desses objetivos.
Temos 1,2 milhao de dominios=para pessoas juridicas, profissionais liberais e novos dominios. 90%= .com
O Brasil esta entre os dez maiores ccTLDs do mundo.

PTT.br: pontos de troca de trafego metropolitanos, sediados em multiplos data centers neutros. regras de adesao que pressupoem tratamento equanime.: Esses pontos e outra atividade do CGI.

Projeto conteudos digitais: principios: producao cultural acessivel de forma ampla - fundamental para desenvolvimento educacao e qualidade de vida e identidade nacional, conteudos o mais internacionalizados possivel. Muita coisa ja foi feita que estao em CDs. Tornar os conteudos mais organizados e acessiveis, o que significa nao apenas a producao, circulacao ,indexacao e especialmente o uso pelo cidadao.
Sobre a busca, temos a web profunda, que o google nao busca, assim, um dos objetivos e construir um buscador proprio que consiga chegar a essa riqueza de conteudos.
Parceiras: petrobras, overmundo, rived, wikip, iochpe, futura, itua, cultura viva, funarte, fio cruz, ibict, Museu lp, museu da pessoa etc.
Destaca outro seminario no qual foram discutidos 4 temas: acervos, tecnologia(indexacao, busca etc), propriedade intelectual(a legislacao brasileria e mt restritiva,o pessoa do FGV discute issso: fair use), educacao (como professores podem se apropriar de conteudos digitais). Tudo isso gerou um memorando de intencoes (um consenso entre entidades participantes). objet: identificar e mapeas acervos e colecoes. desenvolver criterios para priorizar acervos e colecoes, definir padroes minimos para formatos acessiveis e metadados alinhados com padroes de interoperabilidade adotados internacionalmente (e preciso o minimo de catalogacao para ajudar o usuario e o proprio usuario ajudar o sistema). o projeto visa um modelo de federacao de conteudos publicos, que ofereca a instituicoes condicoes de indices que indiquem a criacao dos acervos das insti. outro obj: modernizacao do marco regulatoria do direito autoral e da propriedade intlectual, para que nao sejamos mais uma legislacao restritiva. Conjunto de filmes da hist do Br que precisam ser analisados para serem colocados online.
Problema: ha limitacoes juridicas e de recurso disponiveis para digitalizacao de acervo e solucoes tenologicas nao aderentes. A internet esta crescendo, mas a Lp nao esta. A comunidade de lp aqui reunida esta tb com essa preocupacao de criar mecanismos para viabilizar a LP na Int. Pretende-se que esse projeto nao se restrinja ao portugues do Brasil. e importante que os demais paises falantes da LP, que tenham conteudo relevante, know-how, possam colaborar para que esse projeto nao seja apenas brasileiro. Portanto uma articulacao politico-institucional.
Propostas: adocao ou desenvolvimento de ferramentas de vusca; adocao ou desenvolimento de plataformas, padroes e ferramentas que facilitem a interacao, colaboracao e protagonismo de atores envolvidos na producao e difusao. a importancia da comunidade academica de usar o conteudo produzido e nesse gesto, gravar no sistema seu percurso e processo, de modo que outro prof. pode partir daquela etapa.Ou seja, a criacao de historico de consultas e caminhos seguidos na interpretacao de conteudos online (interpretacao que significa producao, cf ja afirmou Eni Orlandi - cf livro). Desenvolver conteudos de dominios publicos, livres.
Tipos de projetos que estao sendo desenvolvidos:
1. pesquisa para identificacao de colecoes nas instituicoes participantea (instituicoes que tenham material online=colecoes)
2. comunidade virtual para instituicoes de cultura e professores e alunos
3. buscador especializado para encontrar conteudos nos acervos das entidades participantes
4. acesso universal a conteudos publicos
5. Servico publico de difusao de conteudos (criacao de plataformas, streaming musica e video sob demanda, ja ha um trabalho com a usp)
6, participacao de bibliotecas.
7. estudo de padroes de indexacao na area cultural
8 necessidade de capturar a producao contemporanea que ja nasce digital, em diversos regioes do pais
9. cooperacao com outras entidades internacionasi em paises lusofonos.
http://cg-conteudos.cgi.br

Marcadores: