midiautoria

Midiautoria é um espaço para se falar sobre ser autor em uma sociedade midiatizada. Sentidos circulam nos/ por intermédio de diversos instrumentos tecnolingüísticos, constituindo efeitos de sentidos. Pensar, aqui, sobre as materialidades e suas potencialidades para um processo de autoria, que implica sempre heterogeneidade, acaba por nos colocar no movimento de ser autor.

Nome:

Doutora em Educação e estudiosa na área de tecnologia, em uma perspectiva discursiva.

5.7.07

Processo preparatório IGF - novos dizeres




Continuando as aprensentações nas mesas de trabalho.

Robin Gross discute os desafios e as oportunidades do acesso ao conhecimento (Access to Knowledge - A2K). Há toda uma política de proteção aos direitos de propriedade intelectual que precisa ser repensada. Gross destaca as restrições técnicas, controlando a mídia, com o DRM; as obrigações legais discutidas pela WIPO; as políticas de restrições técnicas da ICANN, contra a liberdade de expressão. Robin Gross conclui que há pouca proteção para expressão livre. Convida a todos a conhecerem o movimento Keep the core neutral: http://www.keep-the-core-neutral.org/

Pedro Paranaguá, representante do Brasil na OMPI - Organização Mundial de Propriedade Intelectual, apresentou um excelente histórico das políticas de propriedade intelectual, trazendo curiosos exemplos em diversas áreas de produção de conhecimento. Destaca a questão das travas tecnológicas como restrições ao compartilhamento de conhecimento produzido. Chama nossa atenção para a campanha Restrições tecnológicas - Você paga e leva menos, organizada pelo Idec.

Magaly Pazello trouxe uma relevante discussão sobre a governança da Internet e as questões de gênero. Esclarece que gênero é aqui entendido como representações cristalizadas do que é feminino e masculino e a naturalização do que é social, cultural. Critica a tendência de nos documentos as questões de gênero aparecerem na lista dos minoritários, sem especificar as suas diferenças, sendo essa uma estratégia para não transformar em políticas públicas.

Marcadores: , ,