midiautoria

Midiautoria é um espaço para se falar sobre ser autor em uma sociedade midiatizada. Sentidos circulam nos/ por intermédio de diversos instrumentos tecnolingüísticos, constituindo efeitos de sentidos. Pensar, aqui, sobre as materialidades e suas potencialidades para um processo de autoria, que implica sempre heterogeneidade, acaba por nos colocar no movimento de ser autor.

Nome:

Doutora em Educação e estudiosa na área de tecnologia, em uma perspectiva discursiva.

23.8.07

Portal E-Book

Docentes, pesquisadores e alunos da USP, Unesp e unicamp terão acesso a um acervo de 188 mil livros eletrônicos no Portal E-Books.
As coleções disponibilizadas são bem interessantes e contemplam diversas áreas. É lamentável que não seja um acesso livre, dependendo de uma vinculção à universidade para obter uma senha.
A questão dos e-books nos remete a Orlandi e a Chartier.
Para Orlandi(1996),"distintas materialidades sempre determinam diferenças nos processos de significação".
Para Chartier(2003),as mudanças nos modos de organização e estruturação do suporte da escrita modificam usos, circulações, interpretações de um "mesmo" texto.
Desenvolvi uma análise a partir das considerações desses autores em minha tese sobre a Revista Escola e o site Escola On-line , disponível no site da Unicamp
ORLANDI,E. Interpretação. Petrópolis, Vozes, 1996.(Há uma nova edição pela Pontes)
CHARTIER,R. Formas e Sentido. Cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas,SP, Mercado de Letras/ALB, 2003.